Virtualização

Virtualização

Virtualização é o processo de criar uma representação baseada em software (ou virtual) de algo, em vez de um processo físico. Existem diversos tipos de virtualização, entre elas podemos citar: Virtualização de hardware, virtualização de processos, Maquina Virtual de Sistema Operacional. Em computação, virtualização é a simulação de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento ou recursos de rede.

Através da virtualização podemos ter diversos computadores “virtuais” operando de maneira “independente” dentro de um único computador físico. Esses “computadores virtuais” ou “máquinas virtuais” oferecem os mesmos recursos que computadores físicos, mas não existem fisicamente.

virtualizacao
Virtualização de Servidores

As máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem compartilhar recursos de hardware de uma máquina para executar diversos sistemas operacionais e softwares (em máquinas virtuais).

Utilizando máquina virtuais podemos obter muitos benefícios, entre os quais podemos destacar:

  • Redução de custos: esse é o benefício principal da virtualização. Ao compartilhar recursos físicos (hardware) de uma máquina real para implementar várias máquinas virtuais, podemos reduzir custos de aquisição e manutenção (Ex.: administração, alocação e consumo de energia) de máquinas servidoras, storage e dispositivos de rede, tais como: hubs, switches, cabeamento etc.
  • Gerenciamento centralizado: a partir de um único ponto (máquina servidora), podemos gerenciar várias máquinas virtuais;
  • Redução do consumo de energia: devido à redução da quantidade de máquinas;
  • Melhor aproveitamento do espaço físico: com menos máquinas, diminui a necessidade de espaço físico para alocação delas;
  • Consolidação de infraestrutura: com o compartilhamento de hardware entre as máquinas virtuais, pode-se reduzir o custo com hardware e eletricidade. Ao invés de executar múltiplos computadores físicos que são parcialmente utilizados, podemos executar várias máquinas virtuais em um único computador físico mais potente e melhor utilizado;
  • Facilidade para migração de ambientes: quando for necessário efetuar a migração de ambientes e sistemas, como por exemplo, no caso da aquisição de uma nova máquina servidora, migrar uma máquina virtual é muito simples. É só gerar um appliance e importá-lo posteriormente na nova máquina servidora.